terça-feira, fevereiro 15, 2005

cadeira vazia

praça conde s. joaquim, nº 40, 4º andar
4710 – 421 Braga
censuraprevia@portugalmail.com
966084301 919960490 933420637


A Censura Prévia estreia o espectáculo Cadeira Vazia.
Desde o dia dos namorados até três dias depois das eleições legislativas.
No Deslize Bar Galeria (à Sé de Braga).

Cadeira Vazia
performance

Deslize Bar Galeria
De 14 a 23 de Fevereiro
Sessões 21:00 22:00 23:00
Dia 20 de Fevereiro
+ sessões 16:00 17:00 18:00
mediante marcação prévia

entrada – €3
reservas/marcações:
censuraprevia@portugalmail.com
966084301 919960490 933420637

Cadeira Vazia
Quatro performers que se fecharam em casa a multiplicar a performance Post Performance Depression (criação de Gaspar Machado e Orientação de Rogério Nuno Costa).
Agora o corpo tem frio e mudaram de espaço. Andam sempre com as ideias às costas.
Desfazer as malas: 4 solos de 15 minutos, em casas diferentes.
Moram sozinhos.
Um performer e uma cadeira vazia onde se vão sentando à vez, pessoas que trazem toda uma estória consigo.
“Estava à tua espera. Vamos conversar. Ou ficar em silêncio.
Este silêncio, por exemplo. Nunca tive um silêncio tão silencioso lá fora.”

O espectador/performer sai.
O performer/ espectador fica.

a partir de Post-Performance Depression e Pre-Performance Depression de Gaspar Machado

interpretação / criação
gaspar machado
hugo loureiro
liliana ribeiro
sandra andrade

cartaz
diogo branco

desenhos
hugo loureiro

plasticinas
guida barreto

apoios
deslize bar galeria
ás de cópias
teatro universitário do minho
rum 97.5
ba produção de espectáculos
www.deslize.web.pt www.asdecopias.pt www.tum.no.sapo.pt www.rum.pt
www.ba-musica.com

agradecimentos
artur loureiro
josé pinto
márcio décio
miguel maia
rogério nuno costa
sofia costa cabral
vitor

produção executiva
bruno correia
clara sousa

uma produção censura prévia

Boletim
Amiga braga casa dezembro espaço fugir grande há imagem janela lâmpada morreu não ontem pois quero rio seis tudo uma viagem xícara zenão.
gaspar

Um jantar com uma amiga íntima pode despertar depressões antigas quando não estamos com ela(s) há muito tempo.
Um segundo de atraso, duas cadeiras, três outras possibilidades, quatro noções de intimidade, cinco pares de meias, mais seis cadeiras, sete mil coisas para dizer, um total de oito cadeiras, nove minutos de aquecimento, dez dedos congelados, onze dias de preparação, doze letras, umas repetidas, outras não, treze pinos amarelos, quatorze cigarros de fabrico nacional, quinze minutos de espectáculo, o tempo acabou, fim. Um segundo em memória de quem saiu.
hugo loureiro
a distância entre eu e tu é o caralho que nos fode
não te conheço. ou conheço. não é difícil. não conheço.
eu sou o cromo e tu és a caderneta. tás a ver?
colados. os dois. a minha boca contra o teu ouvido.
eu fico de pé. tu tens uma cadeira. assim não tens que te preocupar com a verticalidade. e podes escutar melhor a respiração da minha mão esquerda
o que é mais perto? lamber um vidro duplo ou dizer-te ao ouvido onde é que está escondida a estátua do Cónego de Melo? (vamos derretê-la, pá?!)
conheço-te.
(somos tão sossegados cá fora. que bicho nos morde cá dentro?)
conheço.
ainda que a distância entre nós seja quatro. cinco metros. ou assim.
o caralho que nos fode
sandra andrade

O que se faz quando não se pode fazer nada?
Ele perguntou: “está preparada?”. É uma pergunta falaciosa quando estamos desprevenidos, ninguém está preparado, mas sim prepara-se… Depois disse-me “três meses”. Não olhei para ele. Peguei na receita, levantei-me da cadeira e fui-me embora. Podia ter feito alguma coisa: chorar, gritar, chamar-lhe nomes. Nada. Até me deu vontade de rir. Sim, muita vontade de rir. Estrebuchar a rir! Eu não estava preparada. Estou a preparar-me… São precisos muitos anos para saber que se vai morrer, três meses é pouco.
Se eu for, vais comigo?
liliana ribeiro

Censura Prévia

A Censura Prévia nasce em 2002, pela vontade de alguns membros do Teatro Universitário do Minho de continuarem o trabalho de laboratório e pesquisa que iniciaram no TUM.
A primeira criação – 4º Vazio/4éme Chambre Vide – estreia no Theatre Municipal D’Albi, no 5e Festival ACTHÉA, em Maio de 2003, Albi, França. A intérprete Liliana Ribeiro recebeu o prémio de melhor actriz da edição de 2003.
O processo de criação parte de uma ideia (imagem, texto, tema, palavra, sonoridade, etc.) que é censurada previamente, no sentido de esmiuçar todo o material encontrado durante o processo.
Não há uma preocupação inicial com o formato do resultado.
Pode ser teatro, dança, lago dos cisnes, cocorocó, banda de cabreiros, ópera, musical, cabaret, peep show, performance, perfinst, site-specific, happening, instalação, work in progress, teatro progressivo, teatro regressivo, teatro marginal, teatro de vanguarda, manifesto, agit-prop, teatro às três pancadas, leitura encenada, recital, literatura de cordel, cantigas de escárnio e mal-dizer, farsa, teatro de rua, teatro pobre, teatro do oprimido, teatro do reprimido, teatro do deprimido, circo, saltimbancos, commedia dell’arte, épico, monólogo, one man show, one woman show, one hermaphrodit show, one coelhinho da Páscoa show, diálogo, triálogo, criação colectiva, residência artística, teatro de revista, stand up comedy, comédia lacrimosa, peça de capa e espada, comédia negra, comédia branca, comédia amarela (etc), teatro intercultural, teatro antropológico, teatro autobiográfico, teatro íntimo, teatro anatómico, diário da maria, diário da Anna Franka mais atrevida, diário do pai de Franz Kafka, diário da república, sai-te! iartes.pt, teatro de director, teatro invisível, número de magia Júlio de Matos, teatro etéreo, teatro energético, teatro esotérico, teatro de fuminhos open space, barbecue, instalação urbana, teatro rural, teatro na quinta, malafaia’s farm, jardim do éden, fábula, rábula, parábola, alegoria, caverna, taberna, qualquer coisa pós-moderna, pós-teatro, meta-teatro, poética teatral, realidade teatral, fantochada, ATL’s, mascarada, arlequinada, pantomina, marionetas, dobragens da Pixar, peça radiofónica, vídeo, cinema, telefilme, telenovela, telenovela da vida real, tele-série, teletubbies, teletexto, teleponto, telejornal, comédia, comédia antiga, comédia burlesca, comédia de carácter, comédia de costumes, comédia de gaveta, comédia de ideias, comédia de intriga, comédia de salão, danças de salão, danças africanas, kuduro, kizombada, lambada, à estalada, etnodrama, drama litúrgico, comédia pastoral, procissão da burrinha, teatro de massa, à italiana, tragédia, comédia à séria ou tragédia doméstica, commedia erudita, malucos do riso.

Ou um cruzamento destas várias áreas artísticas.
Ou nem uma coisa nem outras.