quarta-feira, julho 26, 2006

festival sons e ruralidades


Festival: Sons e Ruralidades
Vimioso, 28 a 30 de Julho de 2006




Toda a informação em www.aldeia.org e www.aepga.pt









Em três dias de actividades pretende-se alcançar a fusão entre a Natureza e a Ruralidade através da expressão artística conferida pela Música Tradicional, inserida no contexto etnográfico e ambiental que a vai criando e inovando ao longo dos tempos. Durante o dia serão realizados oficinas, de construção de instrumentos musicais com materiais naturais direccionada para crianças; de danças tradicionais portuguesas, danças europeias, pauliteiros e de aprendizagem de interpretação de instrumentos musicais tradicionais assim como palestras e tertúlias sobre etnografia e antropologia relacionadas com a música tradicional - as suas origens, evolução, contextos e especificidades regionais; e concertos musicais.

O festival visa a uma passagem directa daquilo que são musicas tradicionais e técnicas instrumentais, contidas nos repertórios com influência nos autores ancestrais do mundo rural para os musicos mais recentes e publico em geral, de modo a que possam prepetuar a tradição musical e cultural de várias regiões transfronteiriças.

Com este projecto pretende-se dinamizar a actividade cultural no interior de Portugal, em particular numa região onde as iniciativas culturais não abundam. Para esse efeito pretende-se testar a eficácia em termos de mudança de comportamentos e conceitos no que respeita à abordagem integrada e multidisciplinar da Diversidade Musical e Cultural, junto dos jovens da região e de outros locais do país, mas também, e principalmente, das comunidades locais no seu conjunto. Pretende-se desta forma desenvolver e consolidar práticas de interacção com o meio em que o projecto vai ser desenvolvido, com perspectivas de continuidade futura nos anos que se seguem.