sábado, julho 29, 2006

L Burro i l Gueiteiro



31 de Julho a 4 de Agosto

L Burro i l Gueiteiro













Passeio de Burro pelas terras de Miranda ao Som da Gaita

Terras de Miranda, 31 de Julho a 4 de Agosto de 2006
Descobrir as Terras de Miranda, por aldeias, caminhos e estradas mouriscas, de Burro ao som da gaita.

A Galandum Galundaina Associação Cultural (www.galandum.co.pt) e a Associação para o Estudo e protecção do Gado Asinino - AEPGA, vêm apresentar o projecto da IV edição do passeio "L Burro i l Gueiteiro".

Este ano o passeio vai ter início no concelho de vimioso, na aldeia de Caçarelhos com partida até Sendim. Os objectivos principais do passeio, mantêm-se: defender o património cultural tradicional, tendo por símbolos o Gaiteiro e o Burro Mirandês.

O trajecto, por caminhos antigos será feito pelo planalto Mirandês, entre muros e lameiros. Esta edição, rica em eventos culturais e concertos ao longo dos 3 dias do passeio, promete ser animada. Os workshops e intervenções culturais serão constantes ao longo do passeio, o convívio ao longo das caminhadas ou nos momentos de repouso, e nas festas antigas ao som de instrumentos musicais.

Jogos tradicionais, arraiais, gastronomia, música, dança, flora, fauna, o cheiro do campo, aulas no terreno sobre: o Burro de Miranda, instrumentos musicais, danças tradicionais e muito mais. É o que esta iniciativa de Turismo Sustentável pode oferecer a todos os "Burriqueiros" que este ano vierem às Terras de Miranda.

quarta-feira, julho 26, 2006

festival sons e ruralidades


Festival: Sons e Ruralidades
Vimioso, 28 a 30 de Julho de 2006




Toda a informação em www.aldeia.org e www.aepga.pt









Em três dias de actividades pretende-se alcançar a fusão entre a Natureza e a Ruralidade através da expressão artística conferida pela Música Tradicional, inserida no contexto etnográfico e ambiental que a vai criando e inovando ao longo dos tempos. Durante o dia serão realizados oficinas, de construção de instrumentos musicais com materiais naturais direccionada para crianças; de danças tradicionais portuguesas, danças europeias, pauliteiros e de aprendizagem de interpretação de instrumentos musicais tradicionais assim como palestras e tertúlias sobre etnografia e antropologia relacionadas com a música tradicional - as suas origens, evolução, contextos e especificidades regionais; e concertos musicais.

O festival visa a uma passagem directa daquilo que são musicas tradicionais e técnicas instrumentais, contidas nos repertórios com influência nos autores ancestrais do mundo rural para os musicos mais recentes e publico em geral, de modo a que possam prepetuar a tradição musical e cultural de várias regiões transfronteiriças.

Com este projecto pretende-se dinamizar a actividade cultural no interior de Portugal, em particular numa região onde as iniciativas culturais não abundam. Para esse efeito pretende-se testar a eficácia em termos de mudança de comportamentos e conceitos no que respeita à abordagem integrada e multidisciplinar da Diversidade Musical e Cultural, junto dos jovens da região e de outros locais do país, mas também, e principalmente, das comunidades locais no seu conjunto. Pretende-se desta forma desenvolver e consolidar práticas de interacção com o meio em que o projecto vai ser desenvolvido, com perspectivas de continuidade futura nos anos que se seguem.

segunda-feira, julho 10, 2006

foi aqui